Zíngaros, Nômades, Gipsy, Gitanos, Ciganos
- Luis Carlos Gavioli
- 11 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

Foto retirada do longa Rio Cigano da cineasta Julia Zakia , diretora dos curtas Tarabatara e Pedra Bruta. Ciganos de MG.
OS ROMA - ROM, SINTI, CALON - conhecidos como CIGANOS.
04/05/2009 por Luciano Mariz Maia
O termo "cigano" é uma expressão criada na Europa do Século XV, para designar povos nômades (ou cujo nomadismo constituía característica de seu modo de viver), e que a si próprios chamam de ROM, SINTI ou CALON.
Hoje, na Europa e nos Estados Unidos, a expressão "cigano" (gypsy, tsigane, zingaro, etc.) é evitada pelos ciganólogos não-ciganos, os quais preferem a expressão geral adotada pelos movimentos de afirmação dessa etnia, adotando a expressão ROMA. Entretanto, costuma-se distinguir pelo menos três grandes grupos: (1) os ROM, ou Roma, que falam a língua romani; são divididos em vários sub-grupos, com denominações próprias, como os Kalderash, Matchuaia, Lovara, Curara etc..; são predominantes nos países balcânicos, mas a partir do Século XIX migraram também para outros países europeus e para as Américas; (2) os SINTI, que falam a língua sintó e são mais encontrados na Alemanha, Itália e França, onde também são chamados Manouch; (3) os CALON ou KALÉ, que falam a língua caló, tido como "ciganos ibéricos", que vivem principalmente em Portugal e na Espanha, onde são mais conhecidos como Gitanos, mas que no decorrer dos tempos se espalharam também por outros países da Europa e foram deportados ou migraram inclusive para a América do Sul.
O desconhecimento que as pessoas têm dos ciganos faz com que sejam vistos por estereótipos, com tratamento assemelhado ao dispensado aos bandidos e ladrões.
Comentarios